O estudante de mestrado Iago Medeiros, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRN, está conduzindo uma pesquisa que busca entender como o horário dos treinos pode influenciar a performance, o padrão de sono e as variáveis de humor em corredores amadores.

O estudo propõe uma análise sobre os efeitos da prática em diferentes turnos — manhã (entre 5h e 6h) e noite (entre 19h e 20h).

A pesquisa está recrutando voluntários entre 18 e 45 anos que corram de forma regular há pelo menos seis meses ou tenham um ano de prática consistente. É necessário que o participante treine ao menos três vezes por semana.

O monitoramento será feito principalmente por meio de questionários e com o uso de um equipamento semelhante a um relógio, que registra os dados do sono. Para isso, os participantes devem comparecer ao Departamento de Educação Física da UFRN em dois momentos: o primeiro para tirar dúvidas, responder questionários e receber o equipamento, e o segundo para devolver o aparelho e realizar uma avaliação corporal.

Durante o estudo, o participante continuará seguindo sua rotina de treinos habitual, apenas com a exigência de que realize treinos semelhantes em horários diferentes, conforme o cronograma da pesquisa. A coleta acontece em três semanas: uma com treinos pela manhã ou noite, uma semana de intervalo livre e, por fim, uma semana com os treinos no turno oposto ao inicial.

Interessados em contribuir com a pesquisa e obter mais informações podem entrar em contato diretamente com o pesquisador Iago Medeiros pelo telefone (84) 99682-5859.

Deixe um comentário

Correr

O pensamento do corredor é caleidoscópico, é ave irrequieta, que mal pousa no galho e já voa outra vez!

~ Drauzio Varella