Por Fred Carvalho

Uma alcateia que tem por princípio ensinar o espírito de cooperação, de solidariedade, de respeito e de amizade. É assim que o professor João Maria Mendonça define o grupo Amantes da Corrida, que ele idealizou e fundou há 11 anos. O grupo, que não cobra taxa de adesão ou mensalidades, agrega pessoas que buscam na corrida de rua melhorar a qualidade de vida e mais saúde.

O Amantes da Corrida atualmente conta com mais de 150 integrantes. “Nosso projeto é filantrópico. Nós não cobramos nenhum valor, nenhuma taxa, nenhuma mensalidade. Nosso objetivo é ajudar o próximo, ajudar as pessoas através da corrida de rua e da criação de novas amizades”, falou João Maria.

VEJA ABAIXO MATÉRIA ESPECIAL QUE PRODUZIMOS:

O professor definiu o que, na visão dele, é ser corredor de rua amador: “Correr é mais do que botar um pé na frente do outro. Correr, diz quem nós somos. Correr é um estilo de vida saudável. Correr é uma terapia, é uma filosofia de vida. Então é uma ferramenta, é um instrumento que traz tudo isso para você mudar o seu comportamento, seu caráter, sua personalidade. A corrida de rua é tudo. Então correr é isso, é obstinação, é dedicação, é motivação”.

João Maria Mendonça
O professor João Maria, de 62 anos, nasceu em Acari e se mudou para Natal para cursar Pedagogia ainda na década de 1970. “João Maria é um pedagogo, um seridoense, um menino de 62 anos. Eu acho que a gente veio ao mundo para servir, não ser servido. Fazer o bem, pregar aquele princípio que aquele Mestre, aquele maior advogado, psicólogo, professor, disse há milênios: amar o próximo. E amar a gente não verbaliza, não oraliza. Amar é cuidar. A nossa logomarca é um lobo, é uma alcateia, porque o lobo tem muito o que nos ensinar o espírito de cooperação, de solidariedade, respeito e de amizade. Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo. Porque quando a gente muda a si mesmo, nós estamos mudando esse planeta e ele está precisando de mudança, a mudança do bem, do amor”.

Deixe um comentário

Correr

O pensamento do corredor é caleidoscópico, é ave irrequieta, que mal pousa no galho e já voa outra vez!

~ Drauzio Varella